Maikon Ponath

Maikon J Ponath

Maikon Jonas Ponath
Idade: 33 anos
Naturalidade: Corupá – Santa Catarina – Brasil
Maikon Ponath
Formação: Licenciado em Música UFRGS – 2012; Especialização em Educação Musical Faculdade São Fidelis – Grupo Censupeg 2016.
Iniciou seus estudos musicais no ano de 1994, sendo instruído incialmente por seu irmão, logo depois ingressou na escola de música de Corupá Jazz Band Elite, onde aprendeu tocar trompete e teve aulas de teoria musical as quais vieram a ser muito importantes em seu desenvolvimento musical. Com direcionamento do Professor Maestro José Sluminsky ainda em sua adolescência participou nos anos de 1999 e 2002 do Festival Internacional de Bandas e fanfarras em Mellipila no Chile.
Em 2003 inicia seus estudos na Escola de Música Donaldo Ritzmann em São Bento do Sul, orientado pelo Professor Abel Hack obtendo a certificação no estudo a nível fundamental concedido pela instituição. No ano de 2007 ingressa no Curso superior de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no polo de São Bento do Sul – SC Graduando-se no ano de 2012 obtendo o titulo de Licenciado em Música. No ano de 2016 Concluí sua Especialização no ensino de música no curso de Pós Graduação em Educação Musical pela Faculdade São Fidelis – Censupeg.
Ainda no ano de 2004 Ingressou na Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul como aluno bolsista onde teve aulas com o professor Márcio Szulak onde foi apresentando o universo da percussão orquestral, ate os dias de hoje permanece no casting do grupo. Desde o ano de 2014 a referida orquestra apresenta a Série Caminhos da Música onde percorre o estado de Santa Catarina com a série de Concertos POP, onde com estrutura de Luz e Imagem e Repertório Diferenciado visa apresentar a Música de Orquestra em uma formatação diferente com o intuito de formar plateia, esta série de concertos já percorreu além de Jaraguá do Sul as cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau, Itajaí, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Joaçaba entre outras.
Participou de festivais de música como o FEMUSC – Festival de Música de Santa Catarina onde teve a oportunidade de estudar com os professores Michael Rosen (EUA), Carmo Bartolini (BRA), Eduardo Gianesella (BRA), Pedro Carneiro (POR), Eduardo Leandro (BRA), Fábio Oliveira (BRA), No ano de 2016 Foi convidado a ser professor no Curso FEMUSC JOVEM, neste que é um dos maiores Festivais de Música das Américas.
Desde o ano de 2012 atua como professor de Música e de praticas instrumentais no Colégio Evangélico Jaraguá ligado a Rede Sinodal de Educação (Escola Luterana) na Cidade de Jaraguá do Sul, neste grupo além de atuar como professor também atua como Arranjador e Maestro de Banda trabalhando em parceria com os demais professores da Instituição. Desde o ano de 2012 atua como Professor de Bateria e Percussão no ENCORE – Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal de Educação, promovido pela Rede Sinodal de Educação.
Participou nas Temporadas 2014 – 2015 da Orquestra Cidade de Joinville como Baterista – Percussionista e também como professor ministrando oficinas de música para a Comunidade da Cidade de Joinville – SC. Participou de diversos concertos, e do projeto Orquestra Itinerante que visava o fomento de arte na comunidade da Cidade de Joinville e região norte de SC.
Nos anos de 2016 e 2018 Participou como Professor de Percussão no Programa Femusc Jovem no Festival de Musica de Santa Catarina – Femusc.
No ano de 2017 e 2018, atuou no Programa Bandas Escolares da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, que visa oportunizar a aprendizagem musical para crianças e jovens da Rede Municipal de Educação de Jaraguá do Sul.

No ano de 2018 assume a cadeira de Professor de Bateria na Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul, importante polo cultural e musical de Santa Catarina. A SCAR é o palco onde acontece o Femusc, dentro da SCAR atua diretamente no projeto musicopedagógico Música, Para Todos e Orquestra Jovem SCAR além de lecionar na escola de música na modalidade de aulas particulares de Bateria.
Atualmente além da carreira docente, desenvolve a carreira de músico como percussionista na Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, e baterista atuando como músico Freelancer em shows e gravações.

Liverpool 2016.

Desenvolvimento GETCON.