SkankStudio VanessaFreire 210

Haroldo Júlio Ferretti de Souza nasceu em Belo Horizonte e é baterista da banda Skank desde sua fundação.

O baterista se juntou a banda em 1991, quando Samuel Rosa e Henrique Portugal, integrantes da ex-banda de reggae Pouso Alto, receberam um convite para se apresentarem em São Paulo. Na ocasião, Haroldo e Lelo Zaneti foram convidados pelo empresário Fernando Furtado para tocarem no show.

Nesse mesmo ano, a banda já foi rebatizada de Skank e tiveram o primeiro disco lançado em 1992. Segundo Haroldo, mesmo ainda sendo a era do disco vinil, a banda resolveu lançar o álbum em forma de CD para chamar a atenção dos jornalistas e das gravadoras. A inovação chamou a atenção da gravadora Sony Music, que relançou o disco em 1993.

Haroldo tinha em sua casa, onde morava com a família, um estúdio onde a banda frequentemente ensaiava e gravava. Ele era responsável por gravar e arquivar no estúdio improvisado, tudo o que a banda produzia na época, inclusive os shows que faziam. Graças a isso, o Skank pode lançar, em 2012, o disco “Skank 91”, um CD com todas as músicas que fizeram parte daquele primeiro show da banda.

Haroldo sempre esteve envolvido com a música. Sua mãe foi professora de piano da Universidade Federal de Minas Gerais. Não que isso tenha influenciado na sua escolha pela carreira de música, mas no momento que decidiu por isso, teve o apoio total da família.

Autodidata, Haroldo nunca frequentou aulas de bateria, e a escolha por esse instrumento começou despretensiosamente. Antes do Skank, Haroldo tinha uma banda amadora, com os amigos, chamada Circuito Fechado, e nos encontros para tocar e cantar, ele acabou escolhendo a bateria, já que os demais integrantes já tocavam e tinham outros instrumentos.

Liverpool 2016.

Desenvolvimento GETCON.