Edu Garcia

Edu Garcia 2

ESTUDANTE DE PIANO CLÁSSICO NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA ARS AT SCIENTIA DO BRASIL (CMASB) DESDE OS SETE ANOS DE IDADE, FOI CONVIDADO PARA TOCAR BATERIA POR ACASO QUANDO COMPLETOU DEZ ANOS. QUANDO ESTAVA COM TREZE ANOS E APÓS SEIS DEDICADOS AO ESTUDO DO2013-10-17 PIANO, RESOLVEU ENCARAR DEFINITIVAMENTE A BATERIA. ESTUDOU O INSTRUMENTO PRIMEIRAMENTE COM WILSON DIAS, PASSANDO MAIS TARDE A TER AULAS COM MAURÍCIO LEITE.

MÚSICO FREE-LANCER PARA A CANTORA COUNTRY PAULA HUNTER POR 2 ANOS E MEIO, TOCANDO EM FESTIVAIS E SHOWS PELO BRASIL COMO RODEIO DE BARRETOS E RODEIO DE RECIFE, JUNTO COM IVETE SANGALO, RICK & RENNER, ENTRE OUTROS ARTISTAS NACIONAIS.

TENDO COMO SUA ESPECIALIDADE “TOCAR PESADO”, FOI CONVIDADO PARA PARTICIPAR DA MATÉRIA SOBRE VINNIE PAUL, EX-BATERISTA DO PANTERA, FAZENDO AS TRANSCRIÇÕES DAS PRINCIPAIS MÚSICAS E COMENTANDO PARA A “REVISTA BATERA & PERCUSSÃO”. TAMBÉM TOCA NA BANDA UNSCARRED, TRIBUTO AO PANTERA – WWW.PANTERATRIBUTE.NET.

TAMBÉM GRAVOU COM ALEXANDRE GARCIA E FERNANDO COSTA (ENTRE SEUS TRABALHOS, INOX, GOLPE DE ESTADO) O CD THE CROW & THE CROW’S BAND, ROCK PROGRESSIVO INSTRUMENTAL, AO ESTILO EMERSON, LAKE AND PALMER. TOCOU NA BANDA THREAT DE 2001 ATÉ 2012, LANÇANDO DOIS CDS, “HEAVEN TO OVERTHROW” (2007) E “OVERCOME” (2012). PARTICIPOU DE REPORTAGENS VEICULADAS EM TODAS AS REVISTAS ESPECIALIZADAS DE METAL, COMO ROADIE CREW, ROCK BRIGADE, ROCK HARD VALHALLA, REVISTA DA MTV, REVISTA DA JOVEM PAN, ENTRE OUTRAS, PASSAGEM POR PROGRAMAS DE RÁDIO E TV ESPECIALIZADOS.

PARTICIPANDO DE SHOWS IMPORTANTES, COMO A ABERTURA PARA O ANTHRAX NO CREDICARD HALL (SP) EM 2005, “MAQUINARIA ROCK FEST”, TOCANDO JUNTAMENTE COM SUICIDAL TENDENCIES, BIOHAZARD, SEPULTURA, MISFITS, ENTRE OUTRAS BANDAS, EM MAIO DE 2008. TAMBÉM SE APRESENTOU AO LADO DE JOEY BELLADONNA (ANTHRAX) E NO FINAL DE AGOSTO DE 2008 PARTIU PARA A ALEMANHA, ONDE SE APRESENTOU NO MAIOR FESTIVAL DE METAL DO MUNDO, O “WACKEN OPEN AIR”, TOCANDO AO LADO DE IRON MAIDEN, HATEBREED, KILLSWITCH ENGAGE, EXODUS, KREATOR, ENTRE OUTRAS.

EM JANEIRO DE 2008, PARTICIPOU DE UMA MATÉRIA DA MODERN DRUMMER SENDO UM DOS DESTACADOS, PASSANDO LIÇÕES E DICAS SOBRE DOIS BUMBOS E PEDAL DUPLO. LANÇOU SEU DVD ENTITULADO DRUMMIN WITH THREAT NA EXPOMUSIC 2008. RECEBENDO AMIGOS BATERISTAS COMO AQUILES PRIESTER, MAURÍCIO LEITE, ALEXANDRE APOSAN (OFICINA G3), FERNANDO SCHAEFER, ENTRE OUTROS E FANS. TENDO A COBERTURA E RESENHA FEITA PELA REVISTA ROADIE CREW, RECEBENDO 4 ESTRELAS. NA REVISTA ROADIE CREW DE MARÇO DE 2009, EDU GARCIA FOI ELEITO O 4º MELHOR BATERISTA, PELA VOTAÇÃO DOS LEITORES PARA OS MELHORES DE 2008.

EM ABRIL DE 2009 SAIRAM AS LIÇÕES FEITAS POR EDU GARCIA NA SESSÃO “SÓ VALE SE TOCAR!” DA REVISTA MODERN DRUMMER BRASIL. O LANÇAMENTO DO SITE DO SEU SITE PESSOAL GERA MUITA CURIOSIDADE E ACESSOS DOS AMIGOS E FÃS NO COMEÇO DE 2010. EM MARÇO DE 2010, FOI NOVAMENTE LEMBRADO PELOS LEITORES DA REVISTA ROADIE CREW, SENDO ELEITO O 8º MELHOR BATERISTA, PELA VOTAÇÃO DOS MELHORES DE 2009.

NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2009, EDU GARCIA COMEÇA UMA PARCERIA COM O GUITARRISTA SILAS FERNANDES, NO QUAL PARTICIPA TAMBÉM FELIPE ANDREOLI (ANGRA). TOCANDO EM DIVERSOS SHOWS COMO NO GUITAR PLAYER FESTIVAL. EM 2010, FEZ UMA MINI TOUR POR TODOS OS EM&TS, UMA DAS ESCOLAS DE MÚSICA MAIS RESPEITADAS NO BRASIL, AONDE GRAVOU UM DVD AO VIVO, QUE FOI LANÇADO NA EXPOMUSIC EM 2011.

EM MARÇO DE 2011, A REVISTA MODERN DRUMMER FAZ UMA MATÉRIA ESPECIAL DA EDIÇÃO #100 COMO TEMA A HISTÓRIA DA BATERIA NO BRASIL E EDU GARCIA TEM SEU NOME CITADO COMO PARTE DA HISTÓRIA DO HEAVY METAL NA DÉCADA DE 1990 E ALÉM, JUNTAMENTE CO MAX KOLESNE (KRISIUN), JEAN DOLABELLA (EX-SEPULTURA), RODRIGO OLIVEIRA (KORZUS), ENTRE OUTROS. EM JULHO DE 2011, EDU GARCIA ASSINA O PATROCÍNIO COM A PEARL DRUMS, BATERIA QUE ELE SEMPRE USOU EM TODOS OS SEUS PROJETOS.

EM 2012, APÓS UM ANO TRABALHANDO COMO DRUM-TECH DO SEPULTURA, EDU GARCIA VOLTA A SE DEDICAR EXCLUSIVAMENTE COMO BATERISTA, GRAVANDO NO FINAL DE OUTUBRO SEU SEGUNDO DVD, DESTA VEZ, TENDO O FOCO MAIS INSTRUCIONAL, VINDO A EXPLICAR SKANK BEATS E COM UM MATERIAL BÔNUS ESPECIAL. ALGUNS TRABALHOS PRÓPRIOS SERÃO APRESENTADOS NESSE DVD, COMO DA BANDA HOMELETH (HARD-ROCK PROGRESSIVO) COM QUEM COMEÇOU A TOCAR EM 2001 MAS SOMENTE TEVE SUAS GRAVAÇÕES RETOMADAS EM 2012 E A PREVISÃO DE LANÇAMENTO SERÁ EM 2013. JUNTOU-SE AOS AMIGOS FELIPE ANDREOLI (ANGRA), ANTÔNIO ARAÚJO (KORZUS) E FELIPE “URSO” PARA TOCAR NO PROJETO TREMOR.

EM JANEIRO DE 2013 ANUNCIA A ENTRADA NA BANDA JOHN WAYNE, DANDO INÍCIO A UMA NOVA FASE NA SUA CARREIRA. A BANDA VEM SE DESTACANDO NA CENA MUSICAL BRASILEIRA, ATRAINDO UM PÚBLICO NOVO E MUITO FIEL. A BANDA ESTÁ FAZENDO A “TEMPESTADE TOUR”, FAZENDO MUITOS SHOWS PELO BRASIL E DOCUMENTANDO ALGUNS PARA UM LANÇAMENTO FUTURO.

EDU GARCIA LANÇA SEU NOVO DVD DIDÁTICO “EXPLAINING THE SECRETS OF SKANK BEAT” NO DIA 18/08/13 NO MANIFESTO BAR EM SP, COM A PARTICIPAÇÃO DE CONVIDADOS ILUSTRES COMO MICHEL LEME (JAZZ MASTER), A BANDA KORZUS, JOHN WAYNE, BRUNO LADISLAU, ELOY CASAGRANDE E AMILCAR CHRISTÓFARO, ALÉM DOS SEUS PARCEIROS DAS BANDAS UNSCARRED – PANTERA TRIBUTE E JOHN WAYNE. O MINI-DOCUMENTÁRIO DO EVENTO PODE SER CONFERIDO NO LINK: HTTP://YOUTU.BE/XWTY86VF8NW.

EM NOVEMBRO COMEÇAM OS MASTERCLASSES E WORKSHOWS DE EDU GARCIA PARA DIVULGAÇÃO DO SEU SEGUNDO DVD, QUE SE ESTENDERÁ PELO ANO DE 2014.

EM DEZEMBRO, É ANUNCIADA A NOVA BANDA DE EDU GARCIA CHAMADA ONE ARM AWAY COM FELIPE ANDREOLI (ANGRA) NO BAIXO, ANTONIO ARAÚJO (KORZUS) NA GUITARRA E VOCAIS, E RODRIGO FANTONI NA GUITARRA. O PRIMEIRO SOM AO VIVO DA BANDA FOI TOCADO EM 05/12/13, NO WORKSHOP DE EDU GARCIA NA MAIOR ESCOLA DE MÚSICA DA AMÉRICA LATINA, EM&T (IP&T).

TAMBÉM EM DEZEMBRO DE  2013, A MAIOR REVISTA DE BATERIA DO BRASIL, A MODERN DRUMMER BRASIL, PUBLICA UMA ENTREVISTA COM EDU GARCIA, QUE CONTA UM POUCO DE COMO FOI FAZER SEU NOVO DVD E OS NOVOS PROJETOS.
 

Liverpool 2016.

Desenvolvimento GETCON.