Anatomia da Baqueta

Anatomia da Baqueta

anatomia-baqueta

O Cabo: É a parte em que seguramos a baqueta, medindo aproximadamente 130mm.. A Liverpool dispõe de vários modelos que possuem o cabo com pintura emborrachada, que proporciona aderência diferenciada. Uma boa baqueta possui sua extremidade arredondada, para um conforto maior na palma das mãos. Além disso, também é importante que sua extensão seja bem cilíndrica, sem deformidades como talho ou farpas, para que a baqueta tenha uma boa rotação enquanto se percute. São muitos os bateristas que tocam com a baqueta invertida, pois assim conseguem um som mais volumoso, mais grave e pesado.

O Corpo: É a maior  parte da baqueta. O comprimento e diâmetro, juntamente com o peso da baqueta , terão muita funcionalidade dentro de um determinado gênero musical. Outros fatores importantes nesse sentido são a flexibilidade e a resistência. Como exemplos, temos os bateristas de Rock que preferem o corpo mais alongado, pesado, e que resista ao contato forte com os aros dos tambores. Os bateristas de Jazz preferem baquetas com o corpo mais curto e leve.

O Ombro: Fica entre o corpo e o pescoço, ou seja, o local onde inicia o “afunilamento ” da baqueta. Seu posicionamento dentro do comprimento irá determinar o ponto de equilíbrio e a pressão que a baqueta exercerá sobre os tambores e pratos.

O Pescoço: Atribui características muito importantes. Quanto maior for o comprimento, maior será a flexibilidade e o rebote. A baqueta também proporcionará maior velocidade nos movimentos. Baquetas com pescoço curto ou grosso, proporcionam menor flexibilidade e rebote. Mas são mais resistentes, permitindo maior força e volume no ataque.  Certifique-se sempre da qualidade desta região, pois é a que mais sofre desgaste.

A Cabeça (ou Ponta):  O elo entre os movimentos do músico e a qualidade do som a ser produzida na bateria. Precisa ter boa densidade e resistência, pois é a principal área de contato da baqueta com os tambores e pratos. Sua função é muito delicada e para isso, o projeto de cada modelo é muito estudado e o torneamento precisa ser perfeito.

A Liverpool oferece baquetas com vários tipos de ponta. Selecione no nosso site a baqueta desejada e conheça os formatos e efeitos sonoros de cada uma.

Liverpool 2016.

Desenvolvimento GETCON.